259

A Comunicação no Desenvolvimento das Relações Interpessoais turma PND01 I 22.23

Apresentação

A escola como organização pressupõe uma coordenação planeada de atividades de uma série de pessoas, de acordo com as funções que desempenham, com vista à consecução de alguns propósitos ou objetivos comuns. Assim, pode explicitamente, através da divisão de tarefas atribuir-se responsabilidades diferentes. As pessoas necessitam de ser tratadas de acordo com as suas características, interesses, dificuldades e isso requer grande disponibilidade psicológica por parte de quem com eles interage. A partilha de uma determinada finalidade terá como objetivo a criação de uma imagem organizacional que se desenvolve em ambiente escolar. A ação terá o objetivo de fornecer informação e trabalhando determinados aspetos relativos à comunicação favorecer processos de mudança através da criação de novas ideias e adoção de diferentes procedimentos os ajudem (formandos) na manutenção da motivação e a uma adaptação ao meio mais satisfatória.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Desenvolver competências no domínio das relações interpessoais; Aprofundar o autoconhecimento e o conhecimento dos outros; Desenvolver competências pessoais e sociais com o objetivo de proporcionar melhorias de vida e também, no desempenho de funções enquadradas no dia-a-dia profissional.

Conteúdos

1. Comunicação – 4 horas (2 teóricas, 2 práticas) O que é comunicar? Podemos não comunicar? A comunicação é fundamental para a sobrevivência do indivíduo? Comunicação: processo estático ou dinâmico? Elementos e tipos de comunicação Objetivos de comunicação A importância da comunicação: comunicação verbal e não verbal 2. Desenvolvimento interpessoal – 4 horas (3 teóricas, 1 práticas) Processo de construção da perceção do mundo pelo sujeito Fatores que influenciam os diferentes tipos de relações interpessoais A autoestima e o autoconceito A motivação (Teoria motivacional de Maslow e de Herzberg) Os estilos de comunicação – 7 horas (2 teóricas, 5 práticas) Estilo passivo Estilo agressivo Estilo manipulador Estilo assertivo (autodeterminação) Análise das tendências comportamentais adotadas e suas implicações nas relações estabelecidas Promoção de atitudes comunicacionais assertivas

Bibliografia

Bothwell, L. (1991). A Arte da Liderança. Lisboa: Editorial Presença Goleman, G. Boyatzis, R.Mckee, A.(2007). Os novos líderes, a Inteligência Emocional nas organizações. Lisboa: Gradiva Publicações Leyens, J.P., (1985). Teorias da personalidade na dinâmica social. Lisboa: Verbo

Formador

Cidália da Conceição Caetano Ribeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-11-2022 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 29-11-2022 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 06-12-2022 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 03-01-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 17-01-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 15-11-2022
Fim: 17-01-2023
Acreditação: DGAE/821/2022
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola sede do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva