
Mediação escolar como instrumento do sucesso escolar: princípios e valores de uma ação pedagógica interventiva turma ACD 13 I 24.25
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
- Princípios e valores inerentes a uma comunidade de bem-estar escolar; - Desenvolvimento da criança e das competências sócio-emocionais; - A criança e o sistema escolar: a turma e o recreio; - Diferentes ciclos diferentes intervenções: o adulto como modelo de relação; - O recreio como continuidade da sala: as respostas corretivas e sancionatórias em situações de comportamento danoso; - Motivação e inteligência emocional na regulação comportamental: preconceitos e enviesamentos das decisões; - Regulação e corregulação do quotidiano por adultos e crianças; - Processos para a gestão de conflitos; - Processos assentes na escuta e no diálogo, colocando a primazia na qualidade dos relacionamentos; - Simulações de resoluções de conflitos; - Aplicação estratégica e diferenciada de diferentes processos: a aplicação de um continuum de respostas; - Conversas restaurativas: mediação de conflitos – círculo de resolução de problemas.
Observações
- Como Falar Para As Crianças Aprenderem – Adele Faber e Elaine Mazlish / - Comunicação Não-Violenta e Resolução de Conflitos - Marshall B. Rosenberg / - A Escola Que Temos e A Escola Que Queremos -Rui Lima / Safe and peaceful schools: addressing conflict and eliminating violence – John Winslade e Mchael Williams / - Emoções e Sociedade – Carla Dias da Costa e Ana Cravo / O cérebro da criança - Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson / - Inteligência Emocional – David Walton / - A Criança e o Seu Desenvolvimento - Stanley I. Greenspan / Building a Trauma - informed restorative school - Brummer
Formador
Júlio António Lourenço Diamantino