
Género, Igualdade e Cidadania turma 52IT01I25.26IPESSOAS
Apresentação
Os agentes de ação educativa são pontos estratégicos na mudança social necessária para valores e padrões culturais que promovam a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, pois é através da educação que se podem desconstruir muitos dos estereótipos de género vigentes. A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania introduziu a disciplina “Cidadania e Desenvolvimento” que integra na estrutura curricular o tema da Igualdade de Género. Atualmente já está plenamente implementada e é fundamental reforçar as competências dos Não docentes para abordar a igualdade de género nas escolas, fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária. Lacuna de formação nesta temática, uma vez que cada vez mais na escola há vários estereótipos, tendo em conta, que se deve ter uma atitude/postura correta na forma como se fala/ se gesticula .... A Escola é um meio de integração social. A Escola é de todos e para todos.
Destinatários
A ação só será desenvolvida com um mínimo de 15 formandos. O Cronograma de desenvolvimento da ação será divulgado oportunamente.
Objetivos
Contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária, onde as pessoas - homens e mulheres - se possam realizar em função das suas potencialidades e aspirações, sem as limitações de estereótipos que estabelecem e condicionam a sua liberdade de escolha e de realização individual. Reforçar as competências dos agentes da ação educativa enquanto actores-chave na promoção de uma cultura de igualdade e não discriminação.
Conteúdos
1. A ORDEM SOCIAL DE GÉNERO ‐ 5h a. Conceitos de sexo e de género: descrever e compreender a realidade de homens e de mulheres b. Estereótipos de género e representações sociais de homens e de mulheres c. Papéis sociais de género e organização social d. Relações de género: hierarquias e relações de poder entre mulheres e homens; discriminações sexuais diretas e indiretas; violência de género 2. GÉNERO, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO – 5h a. As diferentes dimensões do currículo (formal, informal, oculto, nulo) b. Comunicação, linguagem e recursos pedagógicos: (in)visibilidades e estereotipias c. Género, saberes e competências: conhecimento e memória 3. ÁREAS E DIMENSÕES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA –5h a. Género, espaços, ambientes e interações entre os sexos b. Género, corpo, saúde e cuidado 4. EDUCAR PARA A IGUALDADE: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR – 10h a. Guiões de educação género e cidadania: o caminho da integração curricular coerente e continuada da igualdade entre mulheres e homens b. Escolhas vocacionais e o desafio da desconstrução dos estereótipos sexistas
Metodologias
Quantitativa 0 a 20
Avaliação
realização de tarefas, participação e relatório de reflexão
Bibliografia
CARDONA, Maria João (coord.) et al. (2015), Guião de Educação. Género e Cidadania. Pré-escolar, Lisboa, CIG CARDONA, Maria João (coord.) et al. (2015), Guião de Educação. Género e Cidadania. 1º ciclo, Lisboa, CIG POMAR, Clarinda (Coord.) et al. (2012), Guião de Educação. Género e Cidadania.2º Ciclo, Lisboa CIG
Observações
O período de realização é meramente indicativo e está dependente do cumprimento do numero mínimo de formandos e do cronograma a divulgar.
Formador
Jorge Manuel Clemente Cameira