
Descobrir para educar: explorar o património, inspirar a aprendizagem turma ACD 01 I 25.26
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
1.Breve reflexão: “O território como sala de aula” – vantagens da educação patrimonial; 2.Exemplos de articulação com diferentes disciplinas; 3.Abordagem às AE / AFC: como mobilizar os museus e espaços locais em projetos interdisciplinares; 4.Estratégias de planificação de atividades educativas: antes, durante e depois da visita; 5.História e identidade do Concelho; 6.Património industrial, floresta, ofícios tradicionais; 7.História da educação; escola rural, memória coletiva; 8.Promoção da leitura, literacia da informação, recursos digitais; 9.Geologia, biodiversidade; 10.Ciência, posição central de Portugal.
Observações
Bibliografia: ▪Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho; ▪Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho; ▪Portaria n.º 223-A/2018, de 3 agosto; ▪Portaria n.º 226-A/2018, de 3 agosto; ▪Aprendizagens Essenciais.
Formador
Elsa Carina da Silva Escobar
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-09-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 11-09-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |