Apropriação do Perfil de Aprendizagem à Saída da Escolaridade Obrigatória turma 44IT01I25.26IPESSOAS
Apresentação
Sete anos, após a publicação do Perfil de Aprendizagem à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), continua a ser importante compreender a sua relevância na organização do ensino, na aprendizagem e na avaliação, em suma: a possibilidade que dá na gestão do currículo, nas estratégias, metodologias e processos pedagógicos-didáticos e avaliativos. Uma leitura convergente e compreensiva do PA com os referenciais internos poderá contribuir para um aprofundamento da sua importância. Afigura-se ser fundamental construir a sua análise através da investigação-ação e elaboração de projetos de ação estratégica com a intencionalidade de criar comunidades de aprendizagem e um melhor conhecimento e operacionalização da sua intencionalidade.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Ler Perfil de Aprendizagem à Saída da Escolaridade Obrigatória de modo convergente Reconhecer a sua importância, no quadro curricular português, como fundamental para as decisões de organização e gestão do currículo. Analisar o Projeto Educativo e verificar e assinalar pontos convergentes e divergentes entre os dois referenciais. Propor uma ação estratégica de aprendizagem sobre o PASEO a realizar no AE/ Departamento/Grupo Disciplinar Aplicar a ação estratégica de aprendizagem sobre o PASEO. Refletir, reorientar e propor uma nova ação estratégica.
Conteúdos
Leitura convergente do PASEO: Identificação da sua organização, propósitos e finalidades. Análise do Projeto Educativo de Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada de acordo com a proposta de organização da gestão do currículo, estratégias e metodologias e processos pedagógicos-didáticos e avaliativos. Planeamento e ação estratégica de aprendizagem sobre a divulgação do PASEO Organização de uma ação estratégica de aprendizagem. Realizar a ação estratégica de aprendizagem sobre o PASEO.
Metodologias
Presencial: Os formandos desenvolverão trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico, em torno da construção de Ações Estratégicas de Aprendizagem sobre o PASEO, a desenvolver nos AE, bem como a elaboração de materiais para a respetiva realização em contexto real de aprendizagem, assim como a reflexão crítica e as mudanças que deverão pensadas para reorientar uma nova ação estratégica Trabalho Autónomo: As sessões serão realizadas em contexto de trabalho, com objetivo de construir e aplicar uma Ação Estratégica de Aprendizagem sobre o PASEO, por Agrupamento de Escolas ou Escolas não Agrupadas assim como os materiais elaborados numa lógica de investigação-ação, sendo criada uma comunidade de prática.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 defevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditaçãode Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicadono Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado e apresentado pelos formandos.
Bibliografia
Caldeira, J (2010). Implementação do Balanced Scorecard no Estado. Coimbra: AlmedinaDecreto-lei n.º54/2018 de 6 de julhoDecreto-lei n.º55/2018 de 6 de julhoMartins, G. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: DGE / MEROLDÃO, M. PERALTA, H. E MARTINS, I. (2017). Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para a Construção de Aprendizagens Essenciais baseadas no Perfil dos Alunos. Documento de trabalho Escolas PAFC. Editorial do Ministério da Educação: Lisboa
Formador
Joaquim José Manteigas Picado