
A ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL E/OU SOCIOEDUCATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR turma ACD 04 I 25.26
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
1-Importância da animação sociocultural em contexto educativo 2-Animação socioeducativa de crianças em contexto educativo 3-O papel do Animador Sociocultural como Educador, Mediador e Agente Social 4-Atividades de animação sociocultural e projetos de educação não formal:
Anexo(s)
Observações
Bibliografia: --Caride, J. A. (2005). Las fronteras de la Pedagogía Social. Barcelona: Gedisa. -Carvalho, A. e Batista, I. (2004). Educação Social, Fundamentos e Estratégias. Porto: Porto Editora. -Cuenca, Manuel. (1997). Ocio y animación sociocultural: presente y futuro. IN: J. Trilla (coord.): Animación Sociocultural Teorías, programas y ámbitos. Barcelona, Ariel Educación, pp.343-357. -Fermoso, P. (1994). Pedagogía Social: fundamentación científica. Barcelona: Herder. -Freire P. (2011). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. -Petrus, A. (coord.) (1997). Pedagogía Social. Barcelona: Ariel.
Formador
Ernesto Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |