Entre Histórias e Sonhos turma ACD 10 I 25.26
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
• Histórias Entrelaçadas – Vida e obra de Niels Fischer e Hans Christian Andersen. • Dar Vida às Histórias – Técnicas básicas de manipulação e expressão com marionetas. • Contar com a Alma – Voz, ritmo, emoção e pausas na arte de narrar. • A Caixa Mágica de Andersen – Criação e apresentação de pequenas narrativas performativas. • Reflexão e Encerramento – Partilha de aprendizagens e aplicação pedagógica.
Observações
Bibliografia 1. Literatura e Conto Tradicional Andersen, Hans Christian (2005). Contos de Andersen. Lisboa: Relógio d’Água.; Bettelheim, Bruno (1992). A Psicanálise dos Contos de Fadas. Lisboa: Bertrand.; Propp, Vladimir (1984). Morfologia do Conto Maravilhoso. Lisboa: Vega. 2. Teatro de Marionetas e Expressão Dramática Barret, John (2009). The Art of Puppetry. London: Methuen Drama.; Sampaio, Maria do Céu (2014). O Teatro de Marionetas na Educação e na Cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Brook, Peter (1995). O Espaço Vazio: O Teatro e a Imaginação. Lisboa: Cotovia.; Stanislavski, Konstantin (2008). A Construção da Personagem. Lisboa: Cotovia. 3. Narração Oral e Contar Histórias Machado, Ana Sofia Paiva (2019). A Arte de Contar Histórias: Tradição e Performance. Lisboa: Edições Colibri; Gottschall, Jonathan (2012). The Storytelling Animal:; How Stories Make Us Human. Boston: Houghton Mifflin Harcourt. 4. Dimensão Educativa e Simbólica Gardner, Howard (1999). As Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas; Freire, Paulo (1996). Pedagogia da Autonomia.
Câmara Municipal da Sertã I agrupamento de Escolas da Sertã
Formador
ANA PATRÍCIA REIS
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 13-12-2025 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 13-12-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |